Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Publicados editais do Processo Seletivo 2014/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizará processo seletivo de estudantes 2014/2 para cursos técnicos e superiores gratuitos. São oferecidas 1.034 vagas distribuídas nos câmpus Caxias do Sul, Erechim, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre) e Rio Grande. O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição foi aberto nesta segunda-feira, 14 de abril, e vai até 22 de abril. A isenção de taxa é um benefício concedido às pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento a critérios estabelecidos.

Todas as informações referentes à isenção da taxa constam do Edital 10/2014. Os câmpus oferecem computador com acesso à internet aos candidatos. É necessário preencher o formulário disponível no edital, reunir a documentação solicitada e entregar no câmpus pretendido.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas de 6 de maio a 10 de junho de 2014, pelo site do IFRS. Os Manuais do Candidato com os Editais de detalhamento do processo foram divulgados nesta quarta-feira, 16 de abril. Clique aqui para consultar. Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos na modalidade Subsequente (conforme definição abaixo); e os superiores, nas modalidades tecnológicas e licenciaturas (veja definição abaixo). Das vagas para os cursos técnicos, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e das vagas para cursos superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada ( Sisu), além de 5% do total das vagas dos cursos técnicos e superiores, para Pessoas com Deficiências (PD).

> A concessão de isenção da taxa de inscrição não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o site do câmpus e realizar a inscrição.

* "A prova será aplicada no dia 6 de julho. Todas as informações serão publicadas em editais e avisos no site do IFRS".

Fique atento ao calendário:

- Pedido de isenção da taxa de inscrição: 14 a 22 de abril

- Divulgação do resultado dos pedidos de isenção: 28 de abril

- Inscrições: 6 de maio a 10 de junho

- Prova: 6 de julho

- Acompanhe todas as informações no site www.ifrs.edu.br

Cursos oferecidos

No processo seletivo de estudantes 2014/2, serão oferecidos curso técnicos subsequentes ao Ensino Médio (para os alunos que já concluíram o EM) e cursos superiores nas modalidades tecnológico (cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho) e licenciatura (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio). Confira, abaixo, os cursos oferecidos e turnos.

> Câmpus Caxias do Sul: Tecnologia em Processos Metalúrgicos (noite).

> Câmpus Erechim: Técnico em Finanças (noite); Técnico em Logística (noite); Técnico em Vestuário (noite); Técnico em Mecânica (noite); e Técnico em Alimentos (noite).

> Câmpus Osório: Técnico em Administração (noite); e Técnico em Informática para Internet (noite).

> Câmpus Porto Alegre: Tecnologia em Gestão Ambiental (manhã); Licenciatura em Ciências da Natureza (manhã); Tecnologia em Processos Gerenciais (noite); Tecnologia em Sistemas para Internet (manhã); Técnico em Administração (manhã); Técnico em Biblioteconomia (manhã); Técnico em Biotecnologia (tarde); Técnico em Contabilidade (noite); Técnico em Meio Ambiente (tarde); Técnico em Panificação e Confeitaria (tarde); Técnico em Química (tarde); Técnico em Secretariado (manhã); Técnico em Segurança do Trabalho (noite); Técnico em Transações Imobiliárias (noite); e Técnico em Enfermagem (tarde).

> Câmpus Restinga: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite); Tecnologia em Eletrônica Industrial (manhã); Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer (manhã); e Técnico em Guia de Turismo (noite).

> Câmpus Rio Grande: Tecnologia em Construção de Edifícios (integral); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite); Técnico em Automação Industrial (noite); Técnico em Eletrotécnica (noite); Técnico em Refrigeração e Climatização (noite); e Técnico em Fabricação Mecânica (noite).

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Superior de tecnologia - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

Fonte: ACS/Reitoria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande

Rua Eng. Alfredo Huch, 475 | Bairro Centro | CEP: 96201-460 | Rio Grande/RS

E-mail: comunicacao@riogrande.ifrs.edu.br | Telefone: (53) 3233-8681